Este blog tem por objetivo informar aos público em geral, alguns relatos sobre a Apple, sobre seu inesquecível co-fundador Steve Jobs, alguns de seus dispositivos de Hardware, e Softwares que explicam o por que desta Grande Empresa ter a fama que lhe é concedida. Foi criado inicialmente, para obtenção parcial de Nota na disciplina Introdução à Ciências da Computação ministrada pelo Professor Ms. Cássio Pinheiro, do Instituto de Engenharia e Geociências da Universidade Federal do Oeste do Pará.

domingo, 18 de dezembro de 2011

A APPLE APRIMORA TECNOLOGIAS JÁ EXISTENTES

Todas as tecnologias utilizadas nos produtos da APPLE já existem. O que então faz com que tais produtos revolucionem o mercado?
De fato, a Apple não cria nada, apenas melhora  o que já existe. Ocorreu principalmente no inicio de tudo, quando Steve Jobs e sua equipe visitou a Xerox Parc em 1979, onde apresentaram três produtos a ele, mas um lhe prendeu a atenção e o inspirou em suas criações posteriores. A interface gráfica, composta por janelas, q poderiam ser sobrepostas umas as outras, em analogia a uma mesa, com muitas folhas de papel empilhadas.  Foi melhorada e disposta no próximo lançamento da Apple, o Micro computador: Apple Lisa, e com os demais lançamentos posteriores. Como foi o caso do iPod, que quando foi lançado pela Apple, já haviam dispositivos com tocador de músicas, assim como a tecnologia iCloud, e outras mais.


Ao revolucionar culturalmente o uso de novas tecnologias, ao lançar produtos inovadores, devido seu designe, funcionalidades e praticidade no uso, a Apple é considerada por muitos a Empresa de eletrônicos a número 1, por ser diferente das demais, ou seja se sobressair em todos os aspectos.
As estratégias de apresentação de seus novos produtos, também contribuiu bastante, durante os últimos anos em que Steve Jobs surgia para lançar oficialmente um novo produto, a platéia presente entrava em euforia diante da forma como Jobs expunha a  elegância e usabilidade dos novos dispositivos que estavam sendo lançados.

Leia mais:

MAC OS X LION - O MELHOR DOS MELHORES

 A Apple acaba de lançar a versão 10.7 do Mac OS X, também conhecido pelo codinome Lion.

                                      

Após quase dois anos sem atualizações , o Lion chega ao usuário final trazendo muitas novidades e marcando um período de transição no sistema operacional da empresa da Maçã. As experiências que a empresa obteve com o iOS, disponível do iPhone e no iPad, influenciariam diretamente esta nova versão e marcam um grande avanço no sentido de construir um SO único para a empresa.



  O preço é acessível, apenas US$ 30. No total são 250 novidades, sendo muitas em termos de codificação que garantem ainda mais estabilidade ao sistema. Chama a atenção a maneira fluida com que os novos recursos se integram ao já eficiente SO da Apple.
Uma das novidades é a Mission Control que permite integrar todas as Áreas de trabalho em uma espécie de central de desktops. O seu aprimoramento transformou a ferramenta em uma opção, de fato, prática e inteligente para o usuário. Este vídeo ilustra bem, os 10 principais recursos do Mac OS X Lion.


                                                  
         Diversos aplicativos passaram por uma renovação visual e tiveram várias de suas funções revisadas e ampliadas. Entre elas está a agenda de endereços, que ganhou suporte aprimorado ao Yahoo!, integração com o FaceTime e agora pode acessar informações de contatos através de redes sociais como o Facebook.
          Para conferir mais detalhes sobre as novidades disponíveis no Mac OS X Lion, basta acessar a página oficial do produto, onde são listados todos os detalhes relativos ao sistema operacional.

         Leia mais:








JONATHAN IVE - O PARCEIRO CERTO

Jony Ive, como é popularmente conhecido, o vice-presidente sênior de design industrial da Apple, homem responsável pela concepção dos eletrônicos de maior destaque nos últimos anos, indo do iMac ao iPad.


Apesar de Jonathan Ive não ter sido contratado diretamente por Steve Jobs, pois ele foi contratado quando Jobs estava afastado da Apple, a parceria que ocorreu entre Jobs e Ive foi incrível, pode-se dizer que Jobs, tinha as idéias e Ive sabia exatamente torná-las real.



Ive é um dos melhores do mundo designers industriais, e seu trabalho tornou-se o material de estudos de caso em escolas de design e coleções permanentes do Museu de Nova Iorque de Arte Moderna e o  Centro Georges Pompidou, em Paris. Todos os produtos da Apple, ele projetou estão sendo apresentados pela primeira vez em uma exposição de design de alto perfil que abriu recentemente em um museu de arte em Hamburgo, Alemanha.


Primeiro produto Ive com Jobs foi o iMac, a linha radical de computadores desktop translúcido, cuja brilhante tons contrastados com os produtos de aparência branda dos concorrente. Ao longo do tempo, Ive trabalhava em tamanha sinergia com Jobs,  que algumas piadas afirmavam que eles  compartilhavam um cérebro. Com Jobs no leme e Ive levando a equipe de design, a Apple produziu uma década de produtos de ponta: o iPod em 2001, o iPhone em 2007 e do IPAD em 2010, que se estendeu também até a saída de Steve Jobs, por motivo do Cancer no Pâncreas que o afligia.


Agora a pressão sobre Jony aumenta, por parte dos clientes e fanáticos pela Apple e seus produtos e serviços, o que se espera é que a parceria de Jony com o atual CEO da Apple Tim Cook, seja tão eficaz quanto a que ocorreu entre ele e Jobs.

Leia mais:

Mac OS X Leopard

A versão do Mac OS X 10.5 conhecida por Mac OS X Leopard é o sistema operacional mais avançado do mundo implementou inúmeras funcionalidades imprescindíveis aos seus usuários incluindo uma plataforma iChat remodelada, integração de RSS para e-mail, uma poderosa aplicação para notas, a possibilidade de criar widgets personalizadas, vários ambientes de trabalho virtuais, melhor calendário e muito mais.

                     


Uma atualização da versão Leopard surgiu para melhorar ainda mais o Sistema operacional da Apple, a versão 10.6 MAC OS X Snow Leopard, uma versão ainda mais poderosa e refinada do sistema operacional Leopard, baseia-se numa década de inovação e sucesso do OS X com centenas de melhorias, novas tecnologias, suporte “out of the box” para Microsoft Exchange e novas funcionalidades de acessibilidade.


Para criar o Snow Leopard, os engenheiros da Apple focaram-se, refinando 90 % dos projetos no Mac OS X. Os usuários irão se deparar com um Finder com melhor poder de resposta; um Mail que carrega as mensagens 85% mais rápido e efetua pesquisas até 90% rápido; Time Machine com um backup inicial 50% rápido; uma Dock com integração Exposé; versão 64-bit do Safari 4 que alavanca a performance do motor Nitro JavaScript até 50% e é resistente a quebras causadas pelos plug-ins. O Snow Leopard também inclui o novo QuickTime X, com um leitor redesenhado que permite ao usuário ver, gravar, cortar e partilhar vídeos de uma forma fácil para o YouTube, o MobileMe e o iTunes. O Snow Leopard tem metade do tamanho da versão anterior e libera até 6GB de espaço em disco.

Leia mais:

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mac OS X - INOVADOR

Desde 1984, quando o primeiro Mac OS surgiu, o sistema operacional da Apple foi sendo reconstruído e reescrito para atender as várias necessidades das inovações computacionais. Com o X, a coisa foi diferente. Escrito do zero, sob uma base Unix, o OS X é mais eficiente que seus predecessores em vários aspectos, como gerenciamento de memória, e veio para revolucionar (novamente) a maneira de se usar o computador.


OS X é o sistema operacional que é usado nos computadores Macintosh, está baseado em UNIX e o agente de janelas é denominado Aqua; ele se destaca por sua beleza gráfica e sua eficiência ao executar programas e facilidade de uso, dispõe de uma diversidade ampla de aplicativos para os mais diversos fins o que facilita  a vida de muitas pessoas que utilizam os computadores da Apple especialmente.

Hoje, lançado algumas versões diferentes, como Leopard, Snow Leopard, e Lion a cada dia o Mac OS X (curiosidade – X não é propriamente x, representa o numero 10 em algarismos romanos “X”) vem aumentando a quantidade de funcionalidades e novidades em recursos para os todos os Macmaníacos e demais admirados e aficionados por tecnologia.
Mac OS X evolução também para pessoas com necessidades especiais, vem com uma ampla variedade de ferramentas e tecnologias que ajudam pessoas com necessidades especiais visuais, entre elas um leitor de tela, ampliação na posição do cursor, ajustes de alto contraste e várias outras. Uma desta aplicações e o Voicer Over que possui o Alex, a voz do Mac que auxilia a usabilidade do computador.


 Leia mais:

O Mac OS - O pioneiro

 O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X Lion. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS.

Uma das grandes inovações criadas por Steve Jobs, foi o Mac OS, o primeiro sistema operacional  amplamente usado, a dispor de janelas, para que os usuários pudessem navegar nas diversas pastas existentes no seu Macintosh, sendo o precursor também no uso de ícones para representar os itens dos computador, como programas, pastas e documentos. Sendo assim foi o primeiro sistema operacional com interface gráfica, propiciando a popularização dos micro-computadores, permitindo que usuários normais pudessem utilizar os computadores da Apple,  para uso pessoal. Também foi pioneiro  na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.
O sistema operacional da Apple para o primeiro Macintosh de 1984 rodava em 128 KB de memória e inicializava a partir de um disquete. Para acessar um aplicativo, você tirava o disco de partida do sistema e botava outro com o programa desejado, podendo usar apenas um aplicativo de cada vez.

Hoje, o sistema operacional da Apple já está na sua versão 10.7 – todas as últimas atualizações receberam nomes de felinos agressivos e rápidos. Começamos com o Cheetah, em 2001, depois veio o Puma, o Jaguar, o Panther, o Tiger, o Leopard, o Snow Leopard e, em julho desde ano, nasceu o Lion – a mais recente versão do Mac OS X.
Leia mais:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

iOS - O SISTEMA OPERACIONAL MÓVEL

O iOS é o Sistema Operacional para mobile da Apple, derivado do Mac OS X. Lançado primeiramente para iPhone, o sistema também é compatível com outros aparelhos da empresa, como iPod, iPad, iPod Touch e Apple TV. A Apple não permite o sistema operacional rodar em hardware de terceiros. O iOS é utilizado por cerca de 16% dos usuáriOS de smartphone, ficando atrás do Android e do Symbian.
A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de “pinça” utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. 
Com muitas funcionalidades e recursos disponíveis para seu usuáriOS, o IOS já está na sua quinta versão o IOS 5. Segundo o StatCounter, respeitado instituto de pesquisa que atua com dados relacionados á internet, o IOS é o quinto Sistema Operacional mais utilizado do mundo, ficando atráz apenas do Windows Seven, XP, Vista e Mac OS X.

Com mais de 200 novos recursos, o iOS 5, o Sistema Operacional  mais avançado do mundo para dispositivos móveis, continua avançando e está ainda melhor. São recursos que vão muito além.  Possuindo (Notificações, iMessage, Banca, Lembretes, Twitter, Câmera, Fotos, Safira, Sem PC e muitos mais recursos. Você também pode ter muitos outros recursos para conhecer o mais novo iOS 5  .

Leia mais

iTunes - MÚSICAS E VÍDEOS

Você ouve suas músicas, assiste seus vídeos e faz muito mais.
iTunes permite sincronização de dispositivos através da tecnologia Icloud


O iTunes é um aplicativo gratuito para Mac e PC. Ele organiza o conteúdo de música e vídeo digital no seu computador. E também sincroniza toda sua mídia com o seu iPod, iPhone e iPad. Além disso, possui tudo o que você precisa para se divertir. Onde e quando você quiser.Possui todas as ferramentas para que o usuário aproveite o melhor de suas musicas e seus filmes, com diversas ferramentas ( iTunes Playes, Navegação,listas, Genius, Gerenciameto, Importaçes e Gravaçoes), para que 100% seja aproveitado.
O iTunes também possui a iTunes Store onde os clientes Apple podem comprar músicas e filmes, assim como alugar filmes para assistirem durante um período de 30 dias. A iTunes Store chegou ao Brasil nesta terça-feira dia 13 de Dezembro de 2011, disponibilizando para seus clientes mais de 20 milhões de músicas nacionais e internacionais. Apesar de alguns acharem que a compra de musicas digital ajuda pouco no combate a pirataria, outros como a cantora Paula Fernandes que acha que é muito importante, devido o publico poder encontrar suas musicas e artistas preferidos onde quer q estejam, em apenas alguns minutos.

Leia mais:

domingo, 4 de dezembro de 2011

STEVE JOBS VS BILL GATES

Assim como a disputa entre Estados Unidos e União soviética serviu de impulso ao desenvolvimento da indústria bélica e da tecnologia espacial ( corrida armamentista e espacial), a disputa entre Steve Jobs e BillGates impulsionou o desenvolvimento dos computadores como um todo.
Não há como falar sobre computadores sem mencionar os nomes desses dois gênios do mundo digital. Porém, sendo contemporâneos, travaram grandes disputas bem documentadas no filme “Piratas da informática”.  Em alguns momentos foram grandes colaboradores entre si, em outros, grandes adversários, entretanto, nunca deixaram que suas rivalidades interferissem nas suas  produções intelectuais.

Leia mais em:

Por Rafael Rebelo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IPOD - O PESADELO DOS WALKMANS...

A Apple sempre inovou o revolucionou o mercado, em todos os setores que atuou, inclusive na fabricação de Ipod’s, que mudou drasticamente o comercio de música da época que estava entrando em crise diante do aumento significativo da pirataria. A tecnologia proposta por Steve Jobs tirou a Apple do buraco, e permitiu q as finanças da Empresa melhorassem rapidamente.



Lançando então em Outubro de 2001 o Ipod,o aparelho revolucionário de MP3 que armazenava mais de 1000 músicas, pesava menos de 150 gramas.. e cabia no bolso... Depois de muitas melhorias e novos lançamentos, surgiram então dispositivos q armazenavam milhares de fotos, e músicas, muitas horas de vídeo,  e entre outras funções, se tornaram aparelhos completos... com tudo que o usuário precisa, inclusive funções típicas de celulares e até mesmo notebooks inseridas nestes pequenos e elegantes dispositivos.


Cada vez mais eficazes, e de fácil utilização a família dos Ipod’s só tende a crescer, se seguir a tendência dos últimos anos, com certeza... ficarão cada vez melhores, se seguirem inovando a cada dia, com certeza só arranjarão mais e mais clientes e fãs.

 Saiba mais...


Por Milly Pontes

OS PENSAMENTOS DE JOBS

O legado de Steve Jobs vai além da Apple, da Pixar e dos produtos que ele ajudou a desenvolver. Famoso pela oratória, pela capacidade de síntese de ideias e pelo carisma em suas apresentações, Jobs deixa ainda uma coleção de afirmações polêmicas, frases visionárias e pensamentos que ajudaram a definir os rumos da tecnologia nos últimos anos. Como resultado disso, temos trabalhos incríveis, mas também, frases com algo a mais, algo que só um gênio teria.
























Leia Mais:

    Por Rafael Rebelo              

    A DOENÇA E MORTE DE STEVE JOBS

    Desde 2004 Jobs lutava contra um câncer no pâncreas, umas das formas mais agressivas e raras da doença. Desde janeiro ele estava de licença da Apple para cuidar da saúde, mesmo com sua forma bastante sigilosa de viver já haviam boatos de que sua situação era grave, normalmente acompanhadas de fotos que mostravam a forma como ele estava debilitado.

    Leia a nota divulgada no site da Apple.com:
    (A Apple perdeu um visionário e gênio criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível. Todos aqueles que foram sortudos o suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que só ele poderia ter construído e seu espírito sempre será o alicerce da Apple.)
    Leia mais:
    Por Rafael Rebelo

    AS LIÇÕES DE STEVE JOBS

    O legado de um dos grandes inovadores da história é incontornável – e não apenas porque as criações da Apple inventaram o século xx e um. Entender como funcionava a mente de um gênio instintivo, e como ele tomava decisões, serve de aprendizado, vale como uma lição de vida. Nós podemos resumir as diretrizes desse gênio em algumas lições:

    • As inovações mais permanentes unem arte e ciência.
    • Para criar o futuro, ouvir o cliente é perda de tempo.
    • Nunca tenha medo de fracassar.


    Leia mais:
    Por Rafael Rebelo

    STEVE JOBS FORA DA APPLE

    Em 1985 Jobs foi demitido da empresa que fundou. Insatisfeitos com suas atitudes, alguns diretores se reuniram e decidiram que Jobs prejudicava a imagem da empresa e a decisão foi apoiada pelos funcionários que reclamavam de suas atitudes.
    Já fora da apple, Jobs fundou a NExT , empresa ainda na área da informática. Mais tarde ele comprou a PIXAR e a transformou em uma das maiores empresas de animação, que acabou sendo vendida anos mais tarde para a Disney.  
    Leia Mais:

      Por Rafael Rebelo.

      A VIDA PESSOAL DE STEVE JOBS

      Steve Jobs é filho biológico de Abdulfattah John Jandali, um imigrante sírio, porém foi deixado para adoção ainda bebê. Na versão dele, o ex-executivo é fruto da relação com Joanne Simpson, à mãe biológica. Contudo, em plenos anos 50 (o bebê veio ao mundo em São Francisco, em 1955), a família de Joanne teria impedido que o romance fosse adiante, além de forçar a mãe a doar a criança. "Eu estava muito apaixonado por Joanne, mas infelizmente seu pai, um tirano, não permitiu a nossa união", afirmou Jandali, vice-presidente da rede de cassinos Reno, sediada no estado de Nevada. "Ela disse que queria entregar o bebê para adoção e foi embora para São Francisco para não envergonhar a família."
      Jobs, então, foi adotado por Clara e Paul Jobs, já falecidos, assim como sua mãe biológica. Sobre tudo isso, disse Jobs em uma autoexposição na Universidade de Stanford: "Minha mãe biológica era uma jovem universitária solteira e decidiu me oferecer para adoção (...) Tudo estava certo para eu fosse adotado por um advogado e sua mulher. Contudo, quando eu apareci, eles decidiram que na verdade queriam uma menina. Então, meus pais, que estavam em uma lista de espera, receberam uma ligação no meio da noite perguntando: 'Nós temos um garoto: vocês querem ele?' Meus pais disseram: 'É claro'."

      Steve e Laurene
      Já adulto Jobs aderiu ao budismo em uma viagem a índia em 1976. Quando voltou as Estados Unidos, ele deixou de usar as trajes da religião, mas continuou professando sua fé. Em 1991 ele se casou na Califórnia com Laurene Powell, atualmente presidente do conselho da Emerson Collective, organização com foco em reformas sociais. O casal teve três filhos: Reed, nascido no mesmo ano, Erin, de 1995, e Eve, de 1998. O empresário pouco aparecia em público com a família.


      LEIA MAIS :
      Por Rafael Rebelo.

      A REVOLUÇÃO DOS NOTEBOOKS APPLE

      O primeiro notebook a ser lançado pela Apple, foi o Macintosh Portable. Que não foi um grande sucesso, pois não realizava tudo a que ele havia sido idealizado para fazer.  Logo após tal fracasso, a Apple lança seu “primeiro computador portátil” o Power Book  : Ele possuía uma tela de 9″, HD de 20-40MB, CPU 16MHz Motorola 68000 e 2 - 8MB de memória e pesava 2,31Kg.
      Depois de alguns anos em crise, a Apple ressurgi em 1997 com a volta de Steve Jobs (e então,  volta aos trilhos novamente. Para em 1998 lançar o seu inovador Ibook g3, com um design bonito, moderno e inovador, o que marcou o lançamento dos novos produtos lançados desde então.
      A evolução...

      Já em 2001, a Apple lança o Power Book G4, com um novo design... mais retangular e todo branco, e deste tempo pra cá, tem aperfeiçoado a cada dia seus novos notebooks. Com o lançamento de produtos cada vez mais fascinantes e inovadores, como vimos no caso do ultimo lançamento da empresa neste segmento que foi o MacBook Air lançado em 2008.


      Leia Mais


      Por Milly Pontes